Por possibilitar um melhor relacionamento com os clientes, o CRM é um importante aliado das empresas para otimizar os processos de vendas, incentivando a equipe de vendedores. Com o auxilio dessa ferramenta, o vendedor cria oportunidades de vendas e estratégias de negócios para fidelizar os clientes.Um CRM otimizado, onde os vendedores não gastam muito tempo fazendo planilhas, motiva a equipe de vendas a vender mais. No início alguns vendedores podem ser um pouco resistentes às mudanças, porém, quando o CRM começa a surtir efeito no desempenho e nas vendas, eles percebem o quanto essa ferramenta é essencial.
O CRM permite que a empresa esteja mais atenta às necessidades do consumidor, buscando sempre a sua satisfação. Os vendedores focados nesse princípio conseguem coletar informações preciosas sobre o cliente, o que permite um atendimento mais rápido e eficaz, já que é possível saber o que o consumidor precisa e valoriza. Desse modo, o vendedor pode aumentar a taxa de aquisição, ou seja, pode fazer com que o cliente gaste mais com seus produtos e serviços. Há com essa prática uma redução dos custos de vendas, pois o vendedor sabe para quem vender e o que vender.
As informações devem ser atualizadas e centralizadas, de modo que sejam utilizadas em tempo real nas vendas. O vendedor, por sua vez, deve se preocupar em fazer a carteira de clientes girar, diminuindo o tempo de inatividade das compras. Como método de fidelização de clientes, o envio de e-mails para aniversariantes e para clientes inativos ou insatisfeitos também é importante.
Seguindo essas práticas o vendedor consegue se aproximar de seus clientes, criando uma relação de confiança entre eles, o que torna os ciclos de compras menores. O CRM, então, é uma alternativa rápida e econômica para a empresa que deseja melhorar o seu desempenho comercial, incentivando os vendedores e impulsionando as vendas.