CAU
23 de março de 2017
Plano Editora
23 de março de 2017

TAM Viagens e AlvoDesk

A TAM Viagens é uma das operadoras de turismo mais importantes do país, com milhares de agências em todo o Brasil. A parceria com a Riosoft, firmada ainda quando a empresa iniciava, oferece retaguarda para o crescimento e a expansão das operações de comercialização de pacotes completos, passagens aéreas a passeios e serviços. O constante esforço da TAM Viagens em direção à inovação enfrentou mais um desafio em 2014. A empresa convivia com rotinas desafiadoras para a realização de tarefas cotidianas, como a cotação de pacotes de viagens para grupos de pessoas. Nesse processo, as trocas de informações, solicitações e dados com as franquias, maior força de vendas da empresa, eram realizadas por e-mails, telefones e planilhas de Excel, entre outras plataformas. Sem padronização, a gestão e o controle desses processos eram prejudicados. Ocorria a perda de dados, de planilhas completas, comprometendo gravemente a operação e exigindo esforços redundantes para reparar a falha.

Portal de informação

Era necessário adequar essas rotinas aos demais processos já submetidos à informatização e a gestão inteligente. A TAM Viagens recorreu novamente à parceria com a Riosoft – Cia Brasileira de Software, e identificou no AlvoDesk recursos necessários para o gerenciamento de diferentes serviços de apoio às franquias, assegurando por meio de um portal de informações suporte, resolução de problemas e uma comunicação efetiva. Para a implantação dos sistemas, a equipe de TI da TAM Viagens e o time de desenvolvimento da Riosoft preparam adaptações de alguns aspectos das ferramentas disponíveis no AlvoDesk. Também foi necessário treinamento dos funcionários diretamente ligados ao uso das ferramentas, incluindo os das franquias, responsáveis pela entrada de dados e demandas e pelo acompanhamento do status através do portal.

Escolha eficiente

Com as franquias integradas no processo, as demandas pelas cotações de viagens em grupos e para eventos passaram a contar com um amplo suporte. Os recursos disponibilizados pelo AlvoDesk sustentam as operações relativas à busca, cotação, negociação e reservas de hotéis, transporte aéreo, transporte terrestre e outros itens para compor uma alternativa eficiente para a viagem escolhida. “O maior ganho que tivemos foi, sem dúvida, a evolução do controle sobre todas as tarefas ligadas a nossa atividade. Antes, estes controles eram manuais e além de demandarem grande investimento de tempo, estavam expostos a erros. Agora, temos uma ferramenta que controla o trânsito de informações de forma segura, com registro e visibilidade, tanto da nossa parte, que administramos os recursos, como dos demandantes em todas as etapas”, explica Júlio Teixeira, gerente de operações da TAM Viagens. Como resultado, a visibilidade de todos os processos permite melhor gestão e alocação de recursos de forma mais inteligente. Algumas redundâncias foram reduzidas e há um nível de serviço mais eficiente e transparente para os franqueados.